terça-feira, 17 de julho de 2012

Pecuária Extensiva e Intensiva

A pecuária bovina de corte brasileira saltou nos últimos anos da quinta posição para o primeiro lugar em volume exportação de carne sendo um avanço de grande importância mais que ainda não é o suficiente para as necessidades do segmento, pois o Brasil ainda esta produzindo carnes de baixa qualidade, sem eficiência, com uma baixa taxa de retorno ao pecuarista, e usando grandes extensões de terras produtivas, para uma baixa produção de seu rebanho.
Conforme o nível de tecnologia empregado a produção pecuária pode se enquadrar em dois modelos distintos denominados de extensivo e intensivo.
Na produção extensiva os animais são criados soltos em grandes áreas, alimentam-se de pastagens e não recebem maiores cuidados, esta forma de produção é tanto mais rentável quanto maior for o aproveitamento em pastoreio dos recursos alimentares.
Foto: Ana Maio. Pecuária extensiva em pastagem nativa.

A pecuária extensiva no nordeste se deu pela ocupação do sertão, incentivada a partir do final do século XVII. Apesar de sua aridez, a região oferecia vantagens para a criação. Havia imensas áreas planas ideais para a pecuária extensiva, o sal mineral aflorava naturalmente no solo, fornecendo um alimento essencial ao gado, e, como não existiam matas a serem desbravadas, ficava mais fácil instalar as fazendas. E atualmente ainda é praticada com grande sucesso.

Criação de gado na zona rural de Serrita no sertão de PE

Criação de gado de forma extensiva na região sul do Piauí

Criação extensiva de gado anelorado na Bahia

Na produção pecuária a produtividade é medida a partir do número de animais por hectare, quanto maior a quantidade de animais em uma restrita área maior é o consumo de ração, pasto cultivado e assessoria de um médico veterinário. Nessa prática são alcançados elevados índices de produtividade, pois existe uma preocupação com a genética do animal, seja de corte ou leite, utilizando medicamentos para saúde animal que reflete diretamente na produção. A pecuária que pratica esses padrões produtivos é conhecida como intensiva.

Bois confinados

Confinamento: Ferramenta estratégica e de intensificação na produção de gado de corte.

Criação de Gado leiteiro - sistema intensivo

Pecuária de Leite - Instalações de confinamento

Em lugares onde é desenvolvida a agropecuária extensiva ou intensiva, para alcançar uma produtividade razoavelmente satisfatória, é preciso que as condições naturais favoreçam, como chuva, temperatura entre outros, pois qualquer variação climática brusca pode ocasionar prejuízos na produção. Na pecuária intensiva o gado é confinado, oque ameniza um pouco os impactos climáticos, destacando que até mesmo nessa prática os elementos naturais são indispensáveis.


Fontes:
Eduardo De Freitas. Agropecuária Extensiva e Intensiva; Pecuária Brasileira. Equipe Brasil Escola- www.brasilescola.com 
Wanderley Baldini. A ATUAL PECUÁRIA DE CORTE BRASILEIRA E COMO OS PECUÁRISTAS FARÃO PARA SE MANTEREM NO MERCADO COM A CARACTERIZAÇÃO DE FAZENDA EM EMPRESA
www.beefpoint.com.br 
www.solostocks.pt


Um comentário:

  1. MINHA CARA ZOOTECNISTA, COMO SABEMOS, A PECUÁRIA EXTENSIVA FOI E ACHO QUE AINDA ESTÁ SENDO MUITO CRITICADA TANTO PELOS AMBIENTALISTAS COMO PELOS QUE ADOTAM O PRINCÍPIO DA ALTA PRODUTIVIDADE, SEMPRE PRIMANDO PELA CRIAÇÃO DE GADO EM ÁREAS BASTANTE PEQUENAS. MAS, COMO A NATUREZA NÃO OBEDECE OS DESIGNIOS DO HOMEM ESTAMOS PRESENCIANDO UMA EXTENSÃO CADA VEZ MAIOR TANTO EM ÁREA COMO EM PERIODOS DE SECAS QUE ASSOLAM TODA A REGIÃO NORDESTE.LOCAIS ONDE OUTRORA FORAM ALTAMENTE PRODUTIVOS COM ESPÉCIES DE GRAMINEAS PLANTADAS FORAM TOTALMENTE DEVASTADAS E PASSAMOS A OLHAR COM MAIS APURO PARA OS VELHOS SISTEMAS DO PASSADO COMO VOCÊ BEM CITOU EM SEU POST ATUAL. TENHO SENTIDO ISTO PESSOALMENTE AQUI EM TODA A REGIÃO DAS CAATINGAS DA BAHIA E TAMBÉM NO SEU ENTORNO, NAS REGIÕES OUTRORA CHAMADAS DE ÁREA DA MATA, ONDE O GADO ESTÁ SENDO ALIMENTADO ATÉ COM O CACTO MANDACARÚ. POIS É, O VELHO MANDACARÚ ESTÁ SALVANDO O GADO DA REGIÃO. HOJE, ESTOU TENTANDO ADEQUAR UM SISTEMA DE CRIAÇÃO BASEADO EM UTILIZAÇÃO DE ESPÉCIES NATIVAS, MAS AINDA NÃO TENHO UM NOME ADEQUADO PARA DAR. QUE TAL ME AJUDAR NESSA BUSCA?

    ResponderExcluir